Estudantes de Caxias do Sul protestam contra decisão do STF
Um grupo de 80 alunos e professores do curso de Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo da Universidade de Caxias do Sul iniciou hoje (18.06.2009) uma série de manifestações contrárias à decisão do Supremo Tribunal Federal, que anulou a exigência do diploma para o exercício da profissão. Durante parte da manhã, os estudantes reuniram-se em assembleia organizada pelo Diretório Acadêmico de Jornalismo e pela coordenação da habilitação em jornalismo. Após, portando cartazes contra a decisão do STF, dirigiram-se pacificamente à redação do jornal Pioneiro, do Grupo RBS, e ao Fórum da Comarca de Caxias do Sul.
Para o coordenador de Jornalismo, professor Paulo Ribeiro, o fim da obrigatoriedade do diploma vai significar menos qualidade na informação fornecida a leitores, ouvintes, telespectadores e internautas. Ribeiro teme o que considera “uma onda de picaretagem com a perda do controle ético a respeito da informação”. Já o aluno Jeferson Ageitos acredita que muitas pessoas podem, a partir de agora, “usar a prática do jornalismo em interesse próprio”. Vários alunos protestaram contra as declarações dos ministros ao anunciarem seus votos na sessão de quarta-feira no Supremo, em especial, contra as comparações feitas entre o jornalismo e outras profissões. “Estudamos não apenas por um diploma, mas pela capacidade e pelo reconhecimento para entrarmos no mercado”, disse a estudante Noele Tavares Scur. Na redação do Pioneiro, o grupo foi recebido pelo editor-chefe, Roberto Nielsen, que garantiu a manutenção da exigência do diploma para a contratação de jornalistas na empresa.
No final da tarde, às 17h, estudantes e professores vão comparecer à sessão da Câmara Municipal de Caxias do Sul para demonstrar, mais uma vez, a sua indignação contra a decisão que consideram como um retrocesso.
Diretório Acadêmico do Curso de Jornalismo da UCS
Nenhum comentário:
Postar um comentário