terça-feira, 23 de junho de 2009

Estudantes de Caxias do Sul protestam contra decisão do STF

18 de junho de 2009

Estudantes de Caxias do Sul protestam contra decisão do STF


Um grupo de 80 alunos e professores do curso de Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo da Universidade de Caxias do Sul iniciou hoje (18.06.2009) uma série de manifestações contrárias à decisão do Supremo Tribunal Federal, que anulou a exigência do diploma para o exercício da profissão. Durante parte da manhã, os estudantes reuniram-se em assembleia organizada pelo Diretório Acadêmico de Jornalismo e pela coordenação da habilitação em jornalismo. Após, portando cartazes contra a decisão do STF, dirigiram-se pacificamente à redação do jornal Pioneiro, do Grupo RBS, e ao Fórum da Comarca de Caxias do Sul.

Para o coordenador de Jornalismo, professor Paulo Ribeiro, o fim da obrigatoriedade do diploma vai significar menos qualidade na informação fornecida a leitores, ouvintes, telespectadores e internautas. Ribeiro teme o que considera “uma onda de picaretagem com a perda do controle ético a respeito da informação”. Já o aluno Jeferson Ageitos acredita que muitas pessoas podem, a partir de agora, “usar a prática do jornalismo em interesse próprio”. Vários alunos protestaram contra as declarações dos ministros ao anunciarem seus votos na sessão de quarta-feira no Supremo, em especial, contra as comparações feitas entre o jornalismo e outras profissões. “Estudamos não apenas por um diploma, mas pela capacidade e pelo reconhecimento para entrarmos no mercado”, disse a estudante Noele Tavares Scur. Na redação do Pioneiro, o grupo foi recebido pelo editor-chefe, Roberto Nielsen, que garantiu a manutenção da exigência do diploma para a contratação de jornalistas na empresa.

No final da tarde, às 17h, estudantes e professores vão comparecer à sessão da Câmara Municipal de Caxias do Sul para demonstrar, mais uma vez, a sua indignação contra a decisão que consideram como um retrocesso.

Diretório Acadêmico do Curso de Jornalismo da UCS

Nenhum comentário:

Postar um comentário